Como se forma um indivíduo em seu núcleo íntimo e familiar e como se dá a passagem para a vida em sociedade? Este livro, organizado postumamente por Clare Winnicott e outros dois editores da obra de Winnicott, Ray Shepherd e Madeleine Davis, reúne palestras e conferências realizadas por Winnicott para públicos diversos. De uma discussão sobre o conceito do indivíduo saudável – tratando de agressividade, culpa, reparação, depressão, delinquência –, o livro caminha do universo doméstico, da relação mãe-bebê e o seu entorno, para um ambiente familiar mais amplo e finalmente aborda questões ligadas à sociedade. Os textos retomam como numa espiral, uma e outra vez, os conceitos chave da obra do psicanalista e pediatra, como o “fenômeno transicional” e o “falso self”, sempre pensados à luz de um contexto específico.
As falas de Winnicott se originam muitas vezes de casos trazidos pelo público ou por sua experiência clínica, por isso sempre têm um caráter afetivo e envolvente para o público geral.
Sumário
Psicanálise e ciência: amigas ou parentes?
I Saúde e doença
O conceito de indivíduo saudável
Vivendo de modo criativo
Sum: eu sou
O conceito de falso self
O valor da depressão
Agressividade, culpa e reparação
A delinquência como sinal de esperança
Tipos de psicoterapia
A cura
II A família
A contribuição da mãe para a sociedade
A criança no grupo familiar
O aprendizado infantil
A imaturidade do adolescente
III Reflexões sobre a sociedade
O pensar e o inconsciente
O preço de desconsiderar a pesquisa psicanalítica
Este feminismo
A pílula e a Lua
Discussão dos objetivos da guerra
Os muros de Berlim
A liberdade
Algumas reflexões sobre o significado da palavra "democracia"
O lugar da monarquia
Conselho técnico para obras de Winnicott: Ana Lila Lejarraga, Christian Dunker, Gilberto Safra, Leopoldo Fulgencio, Tales Ab'Sáber.