Envio de janeiro do Circuito Ubu. Assine o clube e receba o livro + brinde + série de benefícios. Saiba mais!
Esta obra da psicanalista Jamieson Webster é a um só tempo reflexão psicanalítica sobre sexo e reflexão sexual sobre a psicanálise. Ao longo de dezoito ensaios, a autora deixa claro que sexo, em psicanálise, não se restringe a um ato biológico bem delimitado, mas abrange todo um campo anárquico de desejos, inesgotável por todas as tentativas de constrangê-lo, colonizá-lo ou significá-lo.
Webster declara: o sexo desorganiza; agora cabe a nós descobrirmos a que tipo de organização podemos aspirar de modo a ainda deixar espaço para a desorganização, a confusão e o mistério. “Psicanalista”, segundo ela, “é quem assume o fardo da desorganização e tenta, a todo custo, fazer algo diferente de fazê-la desaparecer”, mas para reafirmar esse compromisso histórico é preciso repensar radicalmente a instituição da psicanálise hoje e se abrir para as incontáveis variedades de prazer e desprazer que se apresentam na clínica, nas palavras e no silêncio do desejo de cada analisante.
Reconhecer a fluidez da sexualidade, respeitar a desorganização inerente ao inconsciente e ajudar a transformar o sofrimento sintomático do sujeito é a tarefa audaciosa que Jamieson Webster atribui aos psicanalistas, trazendo para o diálogo figuras como Lacan, Freud, Preciado e Adorno, além de casos clínicos da própria autora e da história da psicanálise.