Políticas do design explora o contexto cultural e político de tipografia, cores, fotografia, símbolos e gráficos de informação que usamos cotidianamente.
Designers, especialistas em comunicação e criadores de imagem têm o poder de moldar a comunicação visual, e junto com esse poder há uma grande responsabilidade. Será que nós, enquanto profissionais criativos, estamos de fato cientes do significado político e do impacto do nosso trabalho na sociedade em rede dos dias de hoje?
Este livro examina contextos culturais e estereótipos, com exemplos visuais do mundo todo, e demonstra que as ferramentas de comunicação nunca são neutras, incentivando seus usuários a repensar sua visão da cultura global. Obras adicionais de artistas e designers contemporâneos mostram que a consciência política não limita a criatividade, mas abre novos caminhos para explorar uma cultura visual crítica.
“Poder, política e hierarquia existem em toda parte; em cada conversa que temos, em cada acordo que fechamos, em cada rosto que beijamos.”
Barbara Kruger
“É o designer que precisa tentar reavaliar seu papel no pesadelo que ele ajudou a conceber.”
Superstudio
“Superioridade? Inferioridade? Por que simplesmente não tentar tocar o outro, sentir o outro, descobrir um ao outro?”
Frantz Fanon
“Ao longo da maior parte da história, ‘anônimo’ era na verdade uma mulher.”
Virginia Woolf
“Detectei paralelos muito chocantes entre os ensinamentos da Nova Tipografia e do Nacional-Socialismo e o fascismo”
Jan Tschichold
“Toda arte é propaganda política... Por outro lado, nem toda propaganda é arte.”
George Orwell
“Um inimigo é alguém cuja história você não ouviu.”
Slavoj Žižek
“Quero que as pessoas vejam a verdade... não importa quem sejam elas.”
Chelsea Manning
“Pedimos desculpas pelo inconveniente, mas isso é uma revolução.”
Subcomandante Marcos
Sumário
Linguagem e tipografia
Cor e contraste
Imagem e fotografia
Símbolos e ícones
Gráficos de informação