Esta síntese ambiciosa das ideias de Donald Winnicott, inacabada à época de sua morte em 1971, dá um tratamento distintivo a temas-chave da teoria psicanalítica. O estudo do complexo de Édipo é apresentado lado a lado com a teoria da relação mãe-bebê; os conceitos de ilusão e objeto transicional revelam sua centralidade para a separação entre as realidades interna e externa da criança; o processo primitivo de integração é destacado como essencial para a existência saudável do eu.
Este livro evidencia como nenhum outro os frutos de décadas de trabalho teórico e clínico, consolidando Winnicott como uma das vozes mais relevantes na psicanálise desde Freud.
–
Com tradução revisada e estabelecimento de terminologia conforme os critérios definidos pelo conselho técnico da Ubu, este clássico passa a integrar a Coleção Winnicott, reedição cuidadosa das principais obras de Donald W. Winnicott.
Conselho técnico para obras de Winnicott: Ana Lila Lejarraga, Christian Dunker, Gilberto Safra, Leopoldo Fulgencio, Tales Ab’Sáber.