Qual o papel que diferentes adultos em torno da criança desempenham em seus cuidados e educação? Referência em psicanálise infantil, este volume de palestras proferidas nos anos 1950 e 1960 por Donald W. Winnicott apresenta sua teoria sobre a interação da criança com a família e a sociedade, que compartilham a tarefa de fornecer uma rede de proteção para o jovem indivíduo e o encargo de formar adultos responsáveis.
Ao discutir o trabalho dos pais junto de profissionais da assistência social, educação, enfermagem, psicanálise, psicologia e pediatria, Winnicott destaca uma palavra: manejo. Esse termo, muitas vezes restrito às quatro paredes do setting, ganha plasticidade e eficiência na escrita do psicanalista britânico, ao iluminar as semelhanças estruturais entre o que é realizado dentro da clínica e a tarefa de que se encarregam profissionais das mais diversas instituições, além da própria família da criança. "Manejo" adquire, assim, o sentido expandido de cuidado sensível, administração de situações difíceis, fornecimento de segurança, escuta aliada a ação, e articulação de esforços.
Com tradução revisada e estabelecimento de terminologia conforme os critérios definidos pelo conselho técnico da Ubu, este clássico passa a integrar a Coleção Winnicott, reedição cuidadosa das principais obras de Donald W. Winnicott.
Conselho técnico para obras de Winnicott: Ana Lila Lejarraga, Christian Dunker, Gilberto Safra, Leopoldo Fulgencio, Tales Ab'Sáber.