Neste livro de artista, Carlos Motta reúne 30 anos de trabalho multifacetado, resultado de sua experimentação em design, marcenaria, arquitetura e construção. Sem se limitar a um texto descritivo de técnicas construtivas, ergonomia, nomes de madeiras ou conceitos arquitetônicos, o livro produz uma experiência sensorial, provocando sensações estéticas que unem fantasia e realidade, com fotografias organizadas pelo olhar delicado e sensível de três outros artistas.
Fernando Lazlo criou imagens gráficas, minimalistas e em preto e branco dos móveis, sobretudo seus célebres assentos em madeira. Mauro Restiffe fotografou as casas com sua pequena câmera Leica, em preto e branco granulado, destacando o ambiente e a experiência sensorial que a arquitetura de Carlos Motta possibilita. As fotografias de natureza de Layla Motta levam o olhar para a materialidade da natureza, que inspira o caráter ambientalmente sustentável da obra do artista e arquiteto.
O texto "Água viva", de Bruno Torturra, se detém mais na existência do que ao modo de fazer objetos ou moradias. Edu Hirama criou o design gráfico e a direção de arte.