Defeitos para o mundo dos sérios reúne a produção recente da artista visual Ana Prata. Em meio à seleção de pinturas da artista, é possível acompanhar seu percurso de experimentação, que mistura referências históricas – como o repertório modernista – com a presença da interioridade em composições que se valem de uma variedade de formas e procedimentos, numa espécie de jogo com modos de fazer pintura.
Transitando pela ótica do humor e do universo íntimo, a obra de Ana Prata mostra-se como um exercício de seu espírito crítico. “O que vem antes para mim é sempre a matéria, as muitas possibilidades que a pintura oferece, enquanto coisa – é onde existe um enfrentamento”, comenta a artista. Mesmo em relação ao humor, “não é a figuração que dá o tom, e sim a própria pintura, que transmite isso com as combinações de cores, os procedimentos, as composições e soluções formais, os suportes, as apropriações”, aponta o curador Ivo Mesquita, que assina um dos ensaios presentes no livro.
Editado pela Galeria Millan em conjunto com a Ubu Editora, o livro ainda traz uma entrevista com a artista, conduzida pelo curador e crítico de arte Tiago Mesquita, bem como um ensaio da curadora Livia Benedetti.